aaaaaaaaaa2.png

21 a 25 de Novembro
Ilhéus, Bahia

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
 
fundo.png

O ISSCIMM é um Simpósio Internacional promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM). Esta é a terceira edição do evento, que acontecerá de forma semipresencial (atividades presenciais e online).

O objetivo do ISSCIMM é reunir pesquisadores renomados e profissionais, nacionais e internacionais, da área de Ciência e Engenharia de Materiais e afins, para expor suas linhas de investigação e experiências profissionais através de palestras, minicursos e mesas redondas. Também teremos sessões técnicas com a apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster.

Vale destacar o sucesso e evolução do ISSCIMM nas edições anteriores. Foram 28 palestras de pesquisadores e profissionais nacionais (19) e internacionais (9), sendo emitidos 515 certificados. Para mais informações sobre os palestrantes, temas das palestras e para assistir as palestras, acesse os anexos  e confira o nosso canal do Youtube para acesso às palestras.

Você é nosso convidado(a), venha participar como ouvinte ou apresentador, é totalmente gratuito.

Fique atento ao prazo de submissão!

SOBRE O EVENTO

destaques4.png

Inscrições

O III ISSCIMM é inteiramente gratuito, inclusive para submissão de trabalhos. Faça já sua inscrição.

Nossas vagas são limitadas.

Modalidade

Teremos minicursos presenciais, palestras e sessões técnicas na modalidade presencial e remota. Escolha sua modalidade de participação na inscrição.

Certificados

Serão emitidos certificados de participação nas modalidades ouvinte e apresentador.

DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

fundo.png

Nossos
Palestrantes

Profª. Drª. Glória Maria Vinhas
servletrecuperafoto.gif
"Embalagens ativas antimicrobianas como novas abordagens sustentáveis e ambientalmente corretas"
  • lattes

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Biotecnologia de Produtos Bioativos pela Universidade Federal de Pernambuco  e doutorado em Química, área polímero, pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado do Curso de Engenharia de Alimento da Universidade Federal de Pernambuco. É Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Materiais da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Polímeros com ênfase em Processos biotecnológicos na produção de biopolímeros, Biodegradação, modificação química em polímeros, embalagens ativas e inteligentes ,polissacarídeos de origem microbiana e vegetal.

Profª. Drª. Micheli de Souza Haack
"Caracterização de Materiais: Espectroscopia no infravermelho (FTIR) e Análises Térmicas"
  • LinkedIn

Mestre em Engenharia, Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Química (2010) e Física (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Analista de Serviços Técnicos e Tecnológicos no Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros. Desde de 2000, desempenha atividades relacionadas a análise e caracterização de materiais, com ênfase em espectroscopia no Infravermelho, espectroscopia Raman e análises Térmica (TGA e DSC). Participou da implementação do sistema de gestão da qualidade no LAPOL, responsável pelo controle dos documentos e pelos ensaios de espectroscopia no infravermelho, reconhecido pela Rede Metrológica/RS.

Micheli Haack.jfif
Profª. Drª. Fernanda Albana Marchesini
F-Marchesini-2.jpg
"Síntese e caracterização de catalisadores para aplicações ambientais"
  • LinkedIn

Pesquisadora acadêmica do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica e Professora na Universidad Nacional del Litoral, doutora em Química pela Facultad de Ingenieria Quimica - Universidad Nacional del Litoral e especialista em Higiene e Segurança do Trabalho pela Universidad Tecnologica Nacional Santa Fe. Tem como especialidade catálise e tema de pesquisa, métodos catalíticos e eletrocatalíticos avançados para remoção de contaminantes (inorgânicos e orgânicos emergentes) presentes em águas destinadas ao consumo e resíduos industriais.

Prof. Dr. Altair Soria Pereira
"Difração de raio x - Teoria e aplicações"
  • lattes

Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, em Porto Alegre, Brasil. Como pesquisador sênior do Grupo de Pesquisa em Alta Pressão e Materiais Avançados do Instituto de Física da UFRGS, seu principal interesse é em Física dos Materiais, especialmente no estudo experimental de materiais sob condições extremas de pressão, incluindo transições de fase estruturais, síntese e sinterização de materiais de alta dureza, instrumentação de alta pressão (câmaras de pequeno e grande volume), análise por difração de raios X, espectroscopia Raman e avaliação de propriedades mecânicas. Graduou-se em Física e Engenharia Elétrica e recebeu os títulos de Mestre em Física e Doutor em Ciências pela UFRGS. Realizou pós-doutorado no Laboratoire de Physico-Chimie des Matériaux do CNRS e, entre 2005 e 2007, realizou atividades como professor visitante na Universidade de Montpellier 2. Atualmente, é membro dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de Engenharia de Materiais e Engenharia Física.

servletrecuperafoto.gif
Prof. Dr. Rodrigo Sanchotene Silva
wxdqxdx.gif
"Corrosão e polímeros condutores: mecanismos e aplicações."
  • lattes

Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), mestrado e doutorado em Engenharia: área de concentração Ciência e Tecnologia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor adjunto da UERGS e Pesquisador Líder do Laboratório de Recuperação e Tratamento de Materiais - LRTM/UERGS, onde atua em linhas de pesquisas nas áreas de engenharia de materiais, química, energia e ambiental, como: produção de biocombustíveis, tratamento de água residuárias e resíduos sólidos, biorremediação, bioprospecção, produção de revestimentos protetores, eletroquímica e tintas contra corrosão. Experiência profissional na área de Licenciamento Ambiental e Estudos de Impacto Ambiental.

Prof. Dr. Jordi Carrillo Abad
"Métodos eletroquímicos para caracterização de materiais e interfaces"
  • LinkedIn

Pesquisador com experiência profissional em engenharia eletroquímica verde, focada nas áreas de recuperação de recursos metálicos, economia circular e tratamento de efluentes. Participou ativamente de 8 projetos de I&D regionais e nacionais e em 1 projeto europeu obtido em concursos e dois contratos com entidades privadas. Enquanto pesquisador, publicou 12 documentos em periódicos revisados ​​por pares, 7 deles localizados no primeiro quartil do JCR e um artigo de conferência. Entre eles, há 2 documentos em colaboração com pesquisadores internacionais, Angela Kasper e Sara Rahimnejad. Além disso, participou de 20 congressos internacionais e nacionais, dos quais se destacam as comunicações orais apresentadas no ANQUE ICCE, Sevilla 2012, no 11º ESEE, Praga 2017 e no 25º ISE, Toledo 2019. No que respeita à atividade acadêmica do ensino superior, lecionou nos níveis de licenciatura e mestrado. Por último, recentemente participou em 3 eventos de divulgação científica, 2 European Researcher's Night e uma Week of Science.

jordi.jpg
Prof. Dr. Manuel César Martí Calatayud
mama01.jpg
"Métodos eletroquímicos para caracterização de materiais e interfaces"
  • LinkedIn

Manuel César Martí Calatayud es profesor ayudante doctor en el departamento de Ingeniería Química y Nuclear de la Universitat Politècnica de València desde enero de 2019. Se doctoró en Ingeniería Química en noviembre de 2014, consiguiendo la máxima calificación (Suma Cum Laude) y recibiendo el Premio Extraordinario de Tesis Doctoral por la UPV. Ha desarrollado su carrera científica dentro del campo de los procesos de membrana y electroquímica. Sus temas de investigación más relevantes son la síntesis y caracterización de membranas y el análisis del transporte de iones a su través. Durante su doctorado, realizó una estancia investigadora de 6 meses en la RWTH Aachen University (Alemania) bajo la supervisión del profesor Matthias Wessling. Como resultado de dicho trabajo recibió el segundo premio como joven investigador “Valencia Idea 2013” en la categoría de Energía y Medio Ambiente.

Prof. Dr. Tiago Bender Wermuth
"Síntese e Caracterização de nanoestruturas"
  • lattes

Doutorado em Engenharia na área de concentração Ciência e Tecnologia dos Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. É integrante do Laboratório de Materiais Cerâmicos (LACER) - UFRGS, onde desenvolve pesquisas voltadas para materiais cerâmicos, cerâmicas ferroelétricas, perovskitas e materiais para aplicações ambientais. Mestre em Engenharia na área de Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2013). Trabalhou como bolsista de Iniciação Científica com foco na área ambiental com os temas : tratamento de efluentes, reciclagem de materiais e a obtenção de novos produtos para aplicações tecnológicas.

servletrecuperafoto_edited.jpg
Profª. Drª. Sabrina Arcaro
1601670175518.jpg
"Técnicas de caracterização de materiais: Análise estrutural"
  • lattes

Professora e Pesquisadora no Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e professora nos cursos de Eng. Materiais, Eng. Química, Eng Ambiental, Eng. Produção e Farmácia da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Possui Pós-Doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio no exterior realizado no Instituto de Cerámica y Vidrio (Madri - Espanha). Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Tecnologia em Cerâmica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Desenvolve pesquisas voltadas para Biomateriais, materiais vitrocerâmicos, processamento coloidal de suspensões cerâmicas, síntese de nanoestruturas, nanotubos de carbono, espinélios, compósitos nanoestruturados, materiais porosos e reutilização/reciclagem de resíduos sólidos provenientes de diversas fontes, para diferentes aplicações.

Profª. Drª. Jaqueline Benvenuti
"Materiais alternativos sustentáveis na sintése de biossorventes para aplicações ambientais"
  • lattes

Possui doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de Doutorado Sanduíche no Exterior na Escola dEnginyeria dIgualada (Campus Universitari Igualada - UdL) - Espanha. Realizou estágio pós-doutoral no LAREX (Laboratório de Reciclagem, Tratamento de Resíduos e Extração) - Unidade EMBRAPII Tecnogreen do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: materiais híbridos orgânico-inorgânicos, sílica, processo sol-gel, tratamento de efluentes industriais, couro, resíduos sólidos agroindustriais e petroquímicos, catalisadores gastos, resíduos eletroeletrônicos, técnicas analíticas de caracterização de materiais, hidrometalurgia e adsorção.

sadcaw.jpg
Profª. Drª. Paula Aliprandini
aaaaaa.jpg
"Materiais alternativos sustentáveis na sintése de biossorventes para aplicações ambientais"
  • lattes

Formada em Engenheira de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Mestre e Doutora em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo – USP. Desenvolveu pesquisa em processos de recuperação de metais a partir de resíduos da mineração e em desenvolvimento de uma metodologia de tratamento de efluentes provenientes da mineração artesanal de ouro, tendo como enfoque a remoção de mercúrio, cianeto e os respectivos complexos formados presentes nos efluentes dessa mineração utilizando biossorventes. Atualmente trabalha na empresa Concremat Engenharia e Tecnologia como Analista de Controle como apoio à Vale no projeto de reparação da área afetada pelo rompimento da barragem em Brumadinho - MG.

fundo.png

Programação

21/11/2022

Início do III ISSCIMM

08h-09h | Credenciamento

08h30-09h | Abertura

09h-12h30 | Minicurso 01 - Síntese e Caracterização de nanoestruturas.

 | Prof. Dr. Tiago Bender Wermuth (UNESC)

14h-17h | Minicurso 02 - Técnicas de caracterização de materiais: Análise estrutural

 | Profª. Drª. Sabrina Arcaro (UNESC)

22/11/2022

Segundo dia do III ISSCIMM

08h-09h | Credenciamento

09h-12h30 | Minicurso 03 - Materiais alternativos sustentáveis na síntese de biossorventes para aplicações ambientais.

 | Profª. Drª. Jaqueline Benvenuti (ARCADIS)

 | Profaª. Drª. Paula Aliprandini (CONCREMAT/VALE)        

14h-16h | Minicurso 03 - Materiais alternativos sustentáveis na síntese de biossorventes para aplicações ambientais.

 | Profª. Drª. Jaqueline Benvenuti (ARCADIS)

 | Profaª. Drª. Paula Aliprandini (CONCREMAT/VALE)  

     

16h-17h | Mesa Redonda

23/11/2022

Terceiro dia do III ISSCIMM

09h-10h | Sessão Técnica

10h-11h | Sessão Técnica

11h-12h | Sessão Técnica

14h-15h | Sessão Técnica

15h-16h | Sessão Técnica

16h-17h | Mesa Redonda

24/11/2022

Quarto dia do III ISSCIMM

09h-10h | Sessão Técnica

10h-11h | Sessão Técnica

11h-12h | Palestra 1 - Métodos eletroquímicos para caracterização de materiais e interfaces.

| Prof. Dr. Jordi Carrillo Abad

| Prof. Dr. Manuel César Martí Calatayud

 

13h-14h | Palestra 2 - Embalagens ativas antimicrobianas como novas abordagens sustentáveis e ambientalmente corretas.

| Profª. Drª. Glória Maria Vinhas

14h-15h | Palestra 3 - Caracterização de Materiais: Espectroscopia no infravermelho (FTIR) e Análises Térmicas.

| Profª. Micheli de Souza Haack

25/11/2022

Encerramento

09h-10h | Sessão Técnica

10h-11h | Sessão Técnica

11h-12h | Sessão Técnica

13h-14h | Palestra 4 - Síntese e caracterização de catalisadores para aplicações ambientais.

| Profª. Drª. Fernanda Albana Marchesini

14h-15h | Palestra 5 - Difração de raio x - Teoria e aplicações.

| Prof. Dr. Altair Soria Pereira

15h-16h | Palestra 6 - Corrosão e polímeros condutores: mecanismos e aplicações.

| Prof. Dr. Rodrigo Sanchotene Silva

A

EQUIPE

Equipe organizadora

- Prof. Marcelo Tramontin

- Profª. Tatiane Benvenuti

- Profª. Vera Rosa Capelossi

- Drª. Lhaira Souza Barreto

- Alan Oliveira Goulart

- Biancardy Lima Silva

- Cláudio Renato Simões de Jesus

- Gilcelli Nascimento de Oliveira

- Heverton Santana Barbosa

- Iago Magella Fernandes Costa Rossi e Silva

- Luís Gustavo Costa Nimo Santos

- Marcos Alexandre Rodrigues Oliveira

- Mariana Cordeiro Magalhães

- Murilo Carlos Novais

- Raquel Viana Pinto Leal

- Vitor Lucas Pereira dos Santos

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Brasão_da_UESC.png
ENDEREÇO COMPLETO
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho 
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia

Fone: (073) 3680-5200
Fax : (073) 3680-5230
Fax da Reitoria: (73) 3689-1126
  • Brasão
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está situada em Ilhéus, Estado da Bahia, no km 16 da Rodovia BR-415. Foi criada pela fusão e estadualização de um conjunto de faculdades privadas surgidas no sul da Bahia na década de 1960.

press to zoom

Atualmente a UESC possui conceito 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), numa escala de 1 a 5, de acordo com o ranking do Ministério da Educação (MEC).

press to zoom
Vamos conhecer?
Vamos conhecer?

A UESC faz-se com seus 48 anos de história, portanto, o grande centro irradiador de cultura e, mais que isso, de esperança para o desenvolvimento regional de todo o sul baiano.

press to zoom

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está situada em Ilhéus, Estado da Bahia, no km 16 da Rodovia BR-415. Foi criada pela fusão e estadualização de um conjunto de faculdades privadas surgidas no sul da Bahia na década de 1960.

press to zoom

Precisa de ajuda? Contate-nos:

Obrigado(a)

 

Ilhéus está situada no sul do estado, a aproximadamente 300km de Salvador. É um importante centro de turismo da região, encantando a todos por suas praias, principalmente as do distrito de Olivença, cobiçada por surfistas das redondezas, além de ter a maior extensão litorânea da Bahia.

press to zoom

Assim como todo o litoral Sul-baiano, Ilhéus possui clima tropical úmido o ano inteiro. Suas temperaturas são altas e apresentam uma média anual de 24,7ºC. Suas praias são procuradas por águas calmas e de temperatura amena e são, sobretudo, ponto de reprodução de baleias jubarte e desova de tartarugas marinhas.

press to zoom

E para finalizar bem o dia, que tal o pôr do sol mais famoso do sul da Bahia na baía, na Sapetinga?

press to zoom

Ilhéus está situada no sul do estado, a aproximadamente 300km de Salvador. É um importante centro de turismo da região, encantando a todos por suas praias, principalmente as do distrito de Olivença, cobiçada por surfistas das redondezas, além de ter a maior extensão litorânea da Bahia.

press to zoom
 
 
 

O PROCIMM

Composto atualmente por 18 docentes pesquisadores e tendo formado mais de 100 acadêmicos a nível de mestrado, o PROCIMM é um Programa em uma região emergente, e que recém completou, em 2020, uma década de existência, e vem crescendo de forma consistente.

 

Recebemos o conceito QUALIS CAPES 4 nesta última avaliação quadrienal, subindo mais um degrau na evolução do Programa. Visite nossa página para consultar nosso quadro docente e suas linhas de investigação. 

A primeira linha de pesquisa visa caracterizar e modificar os materiais, buscando a melhoria de suas diversas propriedades, sejam elas físicas, químicas, elétricas, óticas e mecânicas.


A segunda linha de pesquisa busca o desenvolvimento e a aplicação de modelos matemáticos, métodos numéricos e técnicas computacionais à solução de problemas relacionados à caracterização, desenvolvimento e aplicações de materiais.

310463944_136783212432760_5162646138091166335_n.png

Programa de Pós Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM)

Email: pgmateriais@uesc.br

Telefone: (73) 3680-5506 (Colegiado)

Horário de atendimento externo: 8h - 11h30 e 13h30 - 15h30

Endereço:

Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho, Ilhéus, Bahia. CEP 45662-900

Pavilhão Max de Menezes - 1º andar

Universidade Estadual de Santa Cruz

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube