

O ISSCIMM é organizado pelos professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagemem Materiais (PROCIMM – QUALIS CAPES 4) da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus – Bahia.
O Evento busca reunir pesquisadores e acadêmicos das áreas de Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais para expor linhas de investigação de pesquisadores e vivências profissionais.
Esta é a sexta edição do evento, que acontecerá de forma híbrida.
Vale destacar o sucesso e a evolução do ISSCIMM nas edições anteriores. Ao todo, foram realizadas 61 apresentações entre palestras e minicursos, com a participação de pesquisadores e profissionais nacionais (49) e internacionais (12). Foram emitidos mais de 500 certificados. Para mais informações sobre os palestrantes, temas abordados e para assistir às apresentações, acesse os anexos e confira o nosso canal do Youtube.
Você é nosso convidado(a), venha participar como ouvinte ou apresentador, é totalmente gratuito.
SOBRE O EVENTO

Modalidade
Teremos minicursos presenciais e palestras na modalidade híbrida.
Certificados
Serão emitidos certificados de participação nas modalidades ouvinte e apresentador.
DESTAQUES DESTA EDIÇÃO

Nossos
Palestrantes
Dr. Rafael Emil Klumpp
Universitè De Mons

Palestra 1: Correlating corrosion modes with the microstructure of the additive manufactured aluminum alloys produced by Selective Laser Melting: Comparative approach
On-line

Possui a formação de Doutor em Tecnologia Nuclear, com ênfase em Ciências dos Materiais, pela Universidade de São Paulo – IPEN (2020) e com pós-doc no IPEN (2020 – 2024) e na Université de Mons (atual). Foi agraciado com o Prêmio Engenheiro Gerhard Ett, concedido pela Associação Brasileira de Tratamento de Superfícies no EBRATS 2018. Possui experiência no desenvolvimento de produtos para engenharia de superfícies no setor privado e, atualmente, conduz pesquisas sobre: Tratamentos superficiais para ligas de alumínio fabricadas por manufatura aditiva; Aplicação de oxidação por microarco em ligas de Ti para aumentar osseointegração em implantes médicos.
Dr. José Luis Gonçalves de Almeida

SENAI-CIMATEC
Palestra 2: Uma Estratégia de Descarbonização Sustentável
Presencial
Graduado em Engenharia Química (UFRJ - 1979), Mestrado em Engenharia Química (Coppe UFRJ - 1983) e Doutorado em Catálise (Université Claude Bernard, Lyon, France, 1995), Programa Avançado de Direção de Empresas - Instituto Internacional San Telmo, Espanha – 2007 e, Especialização em Ciências de Dados e Big Data (UFBA - 2020). Membro Titular da Academia de Ciências da Bahia. Fluente em inglês, francês e espanhol, nível intermediário em alemão. Responsável pela Área de Pesquisa da Cepsa Química durante 8 anos (Espanha) e Diretor Geral da DETEN Química S.A. durante 12 anos, tem experiência em gerenciamento de projetos e supervisão direta de pessoal técnico (P & D). Atualmente atua no SENAI CIMATEC com o cargo de Gerente Executivo na Área de Química, responsável pelos projetos de Descarbonização e H2 de baixo
Carbono, Atlas de H2V do Estado da Bahia, Atlas de Descarbonização dos Nove Estados do Nordeste, MBI de H2 Verde e MBI de Descarbonização.

Dra. Gabriela Andreinés Ortega
Universidad Nacional del Litoral

Palestra 3: Metal-Organic Frameworks: structure, properties and technological applications
A Dra. Gabriela Ortega possui uma trajetória acadêmica internacional, tendo atuado na Venezuela, Argentina e Brasil. Realizou a graduação e o mestrado em Química na Venezuela. Posteriormente, obteve o título de doutora em Química pela Universidad Nacional de San Luis, na Argentina, entre os anos de 2017 e 2023, com pesquisas voltadas ao estudo de estruturas metal-orgânicas (Metal-Organic Frameworks – MOFs) e sua aplicação como catalisadores heterogêneos em reações do tipo Fenton. Durante o doutorado, participou de um estágio internacional de três meses na UNESP, em Araraquara – Brasil, o que possibilitou a formação de uma rede de colaborações científicas internacionais. Atualmente, desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Universidad Nacional del Litoral (UNL), em Santa Fe – Argentina, onde investiga o uso de MOFs mesoporosos em processos catalíticos e eletrocatalíticos. Sua formação foi enriquecida pela vivência internacional, que ampliou suas habilidades técnicas e proporcionou uma visão global sobre ciência e pesquisa colaborativa. Essa trajetória se reflete em sua produção científica, composta por 10 artigos publicados em periódicos internacionais, um índice h de 6 e cerca de 106 citações (Google Scholar).

On-line
Dra. Elena Guillen-Burrieza
Palestra 4: Polymeric materials and membranes
On-line
Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Almeria. Obteve seu doutorado trabalhando na Plataforma Solar de Almería (Espanha), o maior centro de pesquisa em energia solar térmica da Europa, com foco em dessalinização acoplada à energia solar térmica. Sua pesquisa abordou destilação por membranas (MD) e energia solar concentrada de baixa temperatura, tendo impacto relevante na comunidade de MD e dessalinização, como demonstrado por publicações amplamente citadas (mais de 200 e 100 citações). Notavelmente, sua avaliação de uma planta piloto de MD foi uma das primeiras relatadas na literatura.

Se especializou na caracterização de membranas utilizando técnicas analíticas avançadas no Instituto Masdar (Emirados Árabes Unidos). Sua pesquisa colaborativa com o MIT sobre a perda de hidrofobicidade em membranas de MD foi um dos primeiros estudos sistemáticos sobre molhamento e limites operacionais. Ingressou no Instituto do Chipre (CyI) para um segundo pós-doutorado, contribuindo para um projeto de demonstração em larga escala e adquirindo experiência em implementação de projetos. Posteriormente, no AEE INTEC (Áustria), expandiu sua atuação para novas aplicações, desde modelagem até implementação em escala piloto, atuando como pesquisadora principal (PI) e gerente de projeto. Em 2017, iniciou uma linha de pesquisa sobre a valorização de amônia via MD, resultando em quatro projetos, incluindo um europeu (HORIZON). Um desses projetos, o Ammonia2Power, recebeu o Prêmio Nacional Austríaco de 2021 em Tecnologia Ambiental e Energética. Implantou e operou com sucesso uma planta piloto de MD inédita em funcionamento contínuo (24/7), firmou contratos industriais e contribuiu para grupos de trabalho internacionais (como o IEA Task 62). Em 2022, foi contemplada com uma bolsa de pesquisa Ramón y Cajal por cinco anos e, em 2023, integrou o grupo de Recuperação de Recursos e Gestão Ambiental da UPC. Desde então, atua como pesquisadora principal de seu próprio projeto nacional, contribui no ensino, participa de dois projetos europeus e orienta duas doutorandas, todas as atividades relacionadas ao campo de membranas.
Universitat Politècnica de Catalunya

Dr. Esteban Gioria


Palestra 5: Colloidal Nanoparticles and Sol-Gel Techniques: A perfect Toolbox for the Design of Heterogeneous Catalysis
O Dr. Esteban Gioria é graduado em Engenharia Química pela Facultad de Ingeniería Química da Universidad Nacional del Litoral, em Santa Fe, Argentina. Concluiu seu doutorado no BasCat (BASF UniCat JointLab), da Technische Universität Berlin. Atualmente, é pesquisador de pós-doutorado na Technical University of Denmark e futuro líder de grupo júnior no Institute of Chemical Technology da Universidade de Leipzig, na Alemanha. Sua pesquisa tem como foco o design, a síntese e a aplicação de nanopartículas-modelo para catálise heterogênea.

On-line
Technical University of Denmark, and University of Leipzig Germany
Dra. Ana Paula Cabello

Licenciada e Doutora em Química pela Faculdade de Engenharia Química (FIQ) da Universidade Nacional do Litoral (UNL). Ao longo de sua trajetória científica, especializou-se no desenvolvimento de catalisadores aplicados a reações de interesse ambiental. Atualmente, é Pesquisadora de Pós-Doutorado no Instituto de Desenvolvimento Tecnológico para a Indústria Química (INTEC-CONICET-UNL), sob a supervisão do Prof. Dr. Sebastián E. Collins. Seu trabalho está centrado no estudo de mecanismos de reação a partir de uma abordagem de química de superfícies e catálise, utilizando técnicas avançadas como Espectroscopia Infravermelha de Reflectância Difusa (DRIFT), Espectrometria de Massas (MS) e Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM). Sua pesquisa atual foca no projeto e caracterização de novos materiais catalíticos à base de paládio ultradisperso, suportado sobre filmes de CeO₂ dispersos em nanopartículas de MgO com morfologia controlada. Esses materiais são destinados à hidrogenação seletiva de CO₂ em metanol, uma estratégia promissora para a conversão desse gás de efeito estufa em produtos de maior valor agregado. Essa tecnologia não apenas oferece uma alternativa para a produção sustentável de combustíveis, como também contribui para a mitigação do impacto ambiental associado às emissões de CO₂. Além de sua atuação científica, atua como docente na área de Química Geral e Inorgânica na FIQ-UNL, onde contribui para a formação de futuros profissionais da química. Desde 2012, participa ativamente de diversas iniciativas de comunicação científica, aproximando o conhecimento científico da sociedade por meio de atividades de divulgação, oficinas e projetos educativos. Seu compromisso com o ensino e a disseminação do conhecimento reflete sua paixão pela química e seu impacto no desenvolvimento tecnológico e ambiental.
Palestra 6: Nanocatalizadores con morfología controlada para la conversión selectiva deCO2 a Metanol

On-line
Instituto de Desarrollo Tecnológico para la Industria Química (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas)
Dra. Cristiane Reis Martins

Universidade Federal de São Paulo
Palestra 7: Avaliação de Pós-Consumo de Embalagens de PE para o Desenvolvimento de Novos Materiais Poliméricos.
Presencial
Engenheira Química (EEL USP FAENQUIL - 1995), Mestre (1998) e Doutora (2002) em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-Doutorado pelo Instituto UNIEMP e Empresa Rhodia (2003-2004) atuando na área de Poliuretanos e Aplicações; Pós-Doutorado em Engenharia Química na UFPE (2004-2007) atuando na área de Tintas Anticorrosivas; Pós-Doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da USP/ EPUSP (2007-2008) atuando na área de Eletroquímica aplicada em Corrosão e Tratamento de Superfícies Metálicas. Professora Associada IV da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (Campus Diadema). Sua área de pesquisa envolve as linhas: i) Preparação, modificação e processamento de materiais poliméricos, compósitos e híbridos usando estratégias ambientalmente compatíveis e aplicações sustentáveis e ii) Engenharia de Processos Industriais e Controle Ambiental. Atua como orientadora no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Engenharia e Ciência dos Materiais (PPG-ECM) da UNIFESP. Atualmente é coordenadora de Prospecção de Empresas na Unidade Embrapii-CIM da Unifesp e atua em projetos de PD&I nas modalidades MAI DAI CNPq e UE CIM da UNIFESP.

Dr. Laurence Colares Magalhães

Palestra 8: Manufatura aditiva, subtrativa e integrada: Atuações no Labsim UFES
On-line
Possui Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), mestrado em Engenharia Mecânica e de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2010) e graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Pará (2004). É professor do Departamento de Tecnologia Industrial da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Coordenador do Laboratório de Manufatura Integrada. Pesquisas voltadas aos processos de usinagem com ferramentas de geometria definida, Manufatura Aditiva e Integração de Sistemas de Manufatura.
Universidade Estadual de Feira de Santana

MINI-CURSOS
Mini-curso: Durabilidade de materiais compósitos cimentícios reforçados com fibras
Dr. Paulo Roberto Lopes Lima

Professor Pleno da Universidade Estadual de Feira de Santana. Engenheiro Civil pela UEFS, com mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela UFRJ, e pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal, com bolsa de Estágio Sênior/CAPES. Especialista em Gestão da Inovação Tecnológica (UEFS). Publicou artigos em periódicos indexados e trabalhos completos em anais de eventos, na área de Engenharia Civil, com ênfase em Concreto com fibras, Compósitos com Fibras Vegetais, Concreto armado, e Aproveitamento de Resíduos na Construção Civil. Desde 2007 vem trabalhando também no aperfeiçoamento de tecnologias sociais para captação e armazenamento de água de chuva utilizados no semiárido brasileiro, em convênio com o Movimento de Organização Comunitária e Articulação do Semiárido. Coordena o Grupo de Pesquisa Materiais e Produtos com Fibras Vegetais (PROFIV) para estudo numérico e experimental de sistemas construtivos que incorporam fibras vegetais, com colaboração com NUMATS/COPPE/UFRJ, UESC, UFBA, USP e UMinho/Portugal. Atua como Docente Permanente do Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental e da Especialização em Engenharia Estrutural, da Universidade Estadual de Feira de Santana, e como Docente Permanente do Doutorado em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia, vinculado ao LEDMA/UFBA e NUMATS/UFRJ. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Ciência dos Materiais e Tecnologias não Convencionais (ABMTENC), membro do comitê CB02 da ABNT e do CT 303 ABECE/IBRACON.

Universidade Estadual de Feira de Santana
Dr. Alexandre Giacobbo
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mini-curso: Preparo de membranas poliméricas pela técnica de inversão de fases e técnicas de caracterização de membranas
Presencial
Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS (2008), mestrado (2010) e doutorado (2015) em Engenharia na área de Ciência e Tecnologia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais - PPGE3M, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com período sanduíche (2011) no Laboratório de Membranas, no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa - Portugal. Atualmente é pós-doutorando no PPGE3M/UFRGS desenvolvendo atividades de pesquisa nas áreas de Engenharia Química, de Materiais e Ambiental, com foco em temas como desenvolvimento de membranas poliméricas, processos de separação por membranas, tratamento de água e efluentes, reúso de água, valorização de subprodutos e recuperação de materiais. Possui mais de 120 trabalhos publicados em periódicos, anais de congressos e capítulos de livros, dos quais 47 são publicações relevantes (artigos em periódicos internacionais e capítulos de livros).

Mini-curso: Fundamentos de Microscopia Eletrônica de Varredura
Dr. Renato Contessotto

Possui mestrado no programa EMERALD com tríplice diploma em: 1) Master en "Geosciences: Planètes, Ressources, Environnement " - École Nationale Supérieure de Géologie (ENSG) - Nancy / França; Master in Geosciences Engineering - Lulea University of Technology - Suécia; 3) Master on "Ingénieur Civil des Mines et Géologue" / Université de Liège - Bélgica Também possui mestrado em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo . Graduo-se em Geologia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é gerente de microscopia avançada e especialista em MEV/XRM da ZEISS.

Programação

O PROCIMM
Composto atualmente por 13 docentes pesquisadores e tendo formado mais de 100 acadêmicos a nível de mestrado, o PROCIMM é um Programa em uma região emergente, e que recém completou, em 2020, uma década de existência, e vem crescendo de forma consistente.
Recebemos o conceito QUALIS CAPES 4 nesta última avaliação quadrienal, subindo mais um degrau na evolução do Programa. Visite nossa página para consultar nosso quadro docente e suas linhas de investigação.
A primeira linha de pesquisa visa caracterizar e modificar os materiais, buscando a melhoria de suas diversas propriedades, sejam elas físicas, químicas, elétricas, óticas e mecânicas.
A segunda linha de pesquisa busca o desenvolvimento e a aplicação de modelos matemáticos, métodos numéricos e técnicas computacionais à solução de problemas relacionados à caracterização, desenvolvimento e aplicações de materiais.
Programa de Pós Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM)
Email: pgmateriais@uesc.br
Telefone: (73) 3680-5506 (Colegiado)
Horário de atendimento externo: 8h - 11h30 e 13h30 - 15h30
Endereço:
Rodovia Jorge Amado, km 16, Bairro Salobrinho, Ilhéus, Bahia. CEP 45662-900
Pavilhão Max de Menezes - 1º andar
Universidade Estadual de Santa Cruz
Prazo de Submissão: 23/05/2025

A
EQUIPE
Equipe organizadora
- Prof. Marcelo Tramontin Souza
- Profª. Miriam Sanae Tokumoto
- Prof. Ruan Carlos de Araújo Moura
- Profª. Tatiane Benvenuti
- Profª. Vera Rosa Capelossi
- Profª Brunela
- Breno Ribeiro Ramos
- Clécia Santos Borges
- Elaine
- Elisama Oliveira Freitas
- Fernanda Santos da Cruz
- Kadja Binas da Silva
- Laís Danielle dos Santos Teixeira
- Larissa Alves Pereira
- Lívia Cunha de Assis
Comitê Científico
- Prof. Drª Cláudia Renata Borges Miranda
- Prof. Drª Fernanda Miranda Zoppas
- Dr. Nicolas Sacco
- Prof. Dr. William Emanuel Viana
LOCAIS DO EVENTO: Campus UESC
Palestras:
- Local a ser definido
Minicursos:
- Local a ser definido
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

ENDEREÇO COMPLETO
Campus Soane Nazaré de Andrade, Rodovia Jorge Amado, Km 16, Bairro Salobrinho.
CEP 45662-900. Ilhéus-Bahia.
Fone: (073) 3680-5200
Fax : (073) 3680-5230
Fax da Reitoria: (73) 3689-1126


A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) está situada em Ilhéus, Estado da Bahia, no km 16 da Rodovia BR-415. Foi criada pela fusão e estadualização de um conjunto de faculdades privadas surgidas no sul da Bahia na década de 1960.

A UESC faz-se com seus 48 anos de história, portanto, o grande centro irradiador de cultura e, mais que isso, de esperança para o desenvolvimento regional de todo o sul baiano.


Ilhéus está situada no sul do estado, a aproximadamente 300km de Salvador. É um importante centro de turismo da região, encantando a todos por suas praias, principalmente as do distrito de Olivença, cobiçada por surfistas das redondezas, além de ter a maior extensão litorânea da Bahia.

Assim como todo o litoral Sul-baiano, Ilhéus possui clima tropical úmido o ano inteiro. Suas temperaturas são altas e apresentam uma média anual de 24,7ºC. Suas praias são procuradas por águas calmas e de temperatura amena e são, sobretudo, ponto de reprodução de baleias jubarte e desova de tartarugas marinhas.

E para finalizar bem o dia, que tal o pôr do sol mais famoso do sul da Bahia na baía, na Sapetinga?

Ilhéus está situada no sul do estado, a aproximadamente 300km de Salvador. É um importante centro de turismo da região, encantando a todos por suas praias, principalmente as do distrito de Olivença, cobiçada por surfistas das redondezas, além de ter a maior extensão litorânea da Bahia.
SOBRE ILHÉUS
PATROCINADORES

DIVULGUE SUA MARCA NO EVENTO
ALCANCE UM PÚBLICO QUALIFICADO FORMADO FOR ESTUDANTES, PESQUISADORES, PROFISSIONAIS E EMPRESAS INTERESSADAS EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
SEJA NOSSO PARCEIRO
